Um pouquinho mais...

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Oficina de Artes e Ofícios: com tiras de papel

Desde março minhas sextas-feiras são especialmente alegres e animadas, e de grande criatividade!
A um convite especial, pelo qual sou imensamente grata, do Instituto Orbitato, no qual faço uma pós-graduação em Direção de Criação, estou ministrando a Oficina de Artes e Ofícios, para crianças de 7 a 14 anos.
Maggie e eu na frente do Orbitato
Esse é um projeto que o Instituto Orbitato desenvolve junto à comunidade de Pomerode/SC, cidade próxima de Blumenau/SC onde moro. A proposta é ensinar, gratuitamente, formas de criar e fazer coisas, desenvolvendo criatividade e habilidades manuais. Existe o intuito de resgatar o saber fazer, a valorização dos trabalhos manuais, uma tradição ligada às origens da colonização da região.


Os projetos que estamos desenvolvendo visam também promover atitudes de sustentabilidade pelo incentivo à reutilização de materiais. A ideia é que podemos e é super-divertido fazer coisas que queremos. Com alguns materiais (acessíveis, que muitas vezes são descartados) mais linhas, agulhas, colas podemos fazer brinquedos, bonecos, acessórios, roupas, bolsas - muitas coisas legais que terão uma história e um significado especial, que serão únicos e dos quais teremos orgulho por temos conseguido fazer!



E é bem divertido e emocionante ver as crianças descobrirem que conseguem fazer, que conseguem realizar, materializar ideias! E quantas ideias, quanta criatividade elas tem! É empolgante!

Nós começamos com uma técnica muito legal, que aprendi no blog A little Hut, nesse post aqui. Nós usamos para fazer os crachás que depois podem ser pendurados na porta do quarto das crianças ou na parede.
Primeiro recortamos tiras e tiras de revistas que foram descartadas...


Depois passamos cola em cada tira e as colamos lado a lado em uma folha de papel. Nós usamos sulfite mas pode ser sobre papel craft ou qualquer outro tipo de papel.



Pode colar mais juntinho ou com maior distância entre as tiras. Vale experimentar várias possibilidades para descobrir qual o efeito que mais gosta.



Depois desenhamos as letras do nome em uma cartolina e recortar para usar como molde. Nós usamos embalagens (as caixas) vazias de café e cereais. Com o molde, riscamos as letras no papel com as tiras coladas e recortamos. Obtivemos letras com listras coloridas. E o mais legal, a composição de listras sempre era uma surpresa!


Depois colamos as letras formando o nome de cada um sobre um quadrado de papelão de caixas descartadas.





Para completar usamos retalhos de feltro recortados para personalizar cada crachá.






Depois fizemos furinhos nos cantos da parte superior para colocar um cordão colorido para poder pendurar o crachá.
Conversando, descobrimos que podemos recortar várias formas nesse papel com as tiras e obter figuras listradas para fazer cartões, decorar cadernos, fazer quadrinhos e usar em trabalhos de scrapbooking. Como essa aula foi no final de março, já surgiram coelhinhos listrados para cartões de Páscoa.


E olhem só como ficaram bonitos os crachás!




A alegria das crianças, seus sorrisos e olhos brilhantes ao verem seus trabalhos prontos são contagiantes! Estou entusiasmada com essa Oficina e já estou me preparando pois amanhã é sexta-feira e estamos costurando e bordando. Logo, logo venho mostrar para vocês o que estamos criando!!!!

Um belo final de semana para todos! Que seja alegre, restaurador e inspirador!!!
Beijos
Sandra

6 comentários:

✿ chica disse...

Que lindo esse teu trabalho com as crianças e elas fazem coisas lindas. Adorei!beijos,chica

ANDRÉA disse...

Amei a sua postagem!!!
Fiquei encantada.
Flor, ganhei um Selinho de uma amiga muito querida, e estou oferecendo para alguns cantinhos LINDOS.
Se gostar fique a vontade de trazer, e oferecer para algumas Artesãs

Beijos no seu coração e um Maravilhoso Final de Semana

Marion disse...

Querida, estou amando essa tua experiência! As ideias do que fazer e a execução delas, está demaaaaais! Abs.

Claudia (Perfeita Ordem) disse...

Que lindos Sandra!
As crianças devem adorar ter um crachá personalizado, criado por elas e que depois se tranforma em um quadrinho.
Adorei!
Uma experiência maravilhosa, principalmente para quem gosta dessas coisas como você!
A Maggie, como sempre, está uma fofura!
Grande beijo minha amiga, linda noite, abençoada quinta-feira e sucesso!

♥ Isabela ♥ disse...

Querida Sandra, ¡¡que proyecto tan lindo!! y qué bonito-bonito post con todas esas fotos tan ilustrativas y todas esas manitas creadoras. Esa preciosa sonrisa que se cuela en la última foto ¡lo dice todo! Te prometo que me he emocionado, ¡quiero asistir contigo una tarde! ¿puedo? ¿te llevas a la pequeña Maggie también? seguro que te ayuda mucho, jaja!

Un beso grande y alegre (como tu corazón)


PD.- Muchas gracias por tus comentarios siempre tan adorables y atentos al detalle más pequeño (♥) ☺

By Neymes disse...

OLA SANDRA,QUE LINDO PROJETO.PARABÉNS.BEIJOS.VALÉRIA.